AURICULOTERAPIA
A equipe do COM Leste 3 iniciou a aplicação da técnica de auricoloterapia em seus servidores. Conheça mais sobre a técnica e entre em contato conosco, para agendar sua sessão.
Conceito:
A auriculoterapia é um método terapêutico da medicina oriental que busca o equilíbrio geral do ser, prevenindo e tratando diversos tipos de patologias através de estímulos em determinados pontos do pavilhão auricular.
Funcionamento:
Consiste em um método simples que utiliza materiais esféricos e de superfície lisa que realizam pressão sobre pontos específicos, determinados pelo terapeuta após a avaliação clínica do paciente.
Mecanismo:
As sementes podem permanecer na orelha por um período de três a sete dias; tais pontos devem ser estimulados pelo paciente, em média 10 vezes por dia.
Os resultados terapêuticos acontecem porque o pavilhão auricular é enervado principalmente por nervos espinhais do plexo cervical e por nervos cerebrais que estão conectados ao sistema nervoso. A aplicação de um estímulo auricular, mesmo sendo débil, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou demoradas, permanentes ou temporárias, de natureza terapêutica.
Indicações:
Podemos usar a auriculoterapia como método de tratamento para todos os problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de patologias.
Através deste método podemos alcançar efeitos curativos, bem como preventivos. É aplicado nos distúrbios musculoesqueléticos, cólicas e dores menstruais, constipação, dores relacionadas ao sistema nervoso, problemas respiratórios e dermatológicos, obesidade e vícios, entre outros.
Todos podem ser beneficiados pelo método: recém nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos.
Posologia:
A auriculoterapia é realizada uma vez por semana.
Tratamento:
• colocação de sementes.
Inicialmente, realiza-se exploração dos pontos dolorosos, marcando os pontos auriculares a serem tratados.
São aplicados, no máximo, 10 pontos, somando-se as duas orelhas.